Prefeito Umberto Teixeira mantém plantão em Brasília para tentar liberar recursos e iniciar a recuperação da praia.
Baln. Piçarras/SC - Com a nova temporada de verão batendo na porta, comerciantes e moradores na expectativa de aquecimento da economia, ao olhar para a praia, o principal atrativo turístico da cidade, o cenário é simplesmente desolador. Os efeitos das ressacas que já consumiu a faixa de areia, agora derruba árvores, destrói calçadas e aos poucos ameaça invadir a avenida beira-mar.
Árvores se equilibram para ficar de pé |
Além da preocupação da população em passar um verão com a praia destruída e os possíveis estragos que possam vir a ocorrer, a atual administração tem perdido o sono na busca de solução imediata, mas depende de recursos oriundo de outras esferas.
De acordo com o Secretário da Administração e Fazenda, Carlos Alberto Francisco, o prefeito Umberto Teixeira está em Brasília, com todos os esforços concentrados para viabilizar recursos.
Avenida Beira Mar de Piçarras arrasada pela invasão da maré |
"Tem sido uma luta diária da administração desde o dia 1º de Janeiro de 2009, fizemos o projeto de recuperação da faixa de areia, depois uma nova ressaca avançou ainda mais na destruição, refizemos o projeto, conseguimos as licenças ambientais para executar, enviamos três frentes de captação desses recursos, mas o processo de aprovação é lento, e com esse retardo vem outra ressaca aumentando os prejuízos. O processo está adiantado no Ministério das Cidades e Defesa Civil, esperamos que seja liberado, pode ser o mês que vem ou em Janeiro de 2012, mas sendo liberado o recurso, iniciamos o trabalho de recuperação imediatamente", explica Francisco.
O Secretário da Administração e Fazenda informou ainda, que o projeto de recuperação está orçado em R$ 10 milhões e o prefeito está se dedicando exclusivamente a este assunto. "Não adianta tentar uma solução paliativa e lá na frente o problema se tornar ainda maior, outras cidades no Brasil também vivem o mesmo drama, mas queremos uma solução duradoura", finaliza Carlos Alberto Francisco.
Extensão de areia chegava a cerca de 15 metros |
Quanto as árvores caídas, o Secretário de Obras Rubens Batista Pereira informa que; "As árvores estão sendo replantadas na praia da região norte do município, felizmente elas são resistentes e aguentam o replante", esclarece o secretário.
Diante do cenário atual da praia de Baln. Piçarras e os possíveis riscos, a administração municipal solicita para que as pessoas evitem utilizar o calçadão para não ficar vulnerável a algum tipo de acidente.
Texto: Arno Brüning Jota Júnior (abj) - Jornal Visão
Revisão e fotos: Luis Gustavo Varela
0 comentários:
Postar um comentário