domingo, 26 de agosto de 2012

A lição fora da sala de aula: estudantes do estado param as ruas de Joinville para protestar o retorno das aulas.


Na manhã da última quarta-feira (22), grevistas e estudantes de instituições federais de São Francisco do Sul, Araquari, Jaraguá do Sul e Florianópolis saíram às ruas e praças centrais de Joinville para protestar o acerto das reivindicações para que as aulas recomecem. Ao final da manifestação haviam 98 pessoas.
A mobilização surgiu nas redes sociais. Pelo Facebook, o evento estadual ganhou nome: “O IF que queremos” e precedeu momentos de discussão e orientações para o ato. A União Catarinense dos Estudantes (UCE), a União Joinvilense os Estudantes Secundaristas (UJES), o DCE do Bom Jesus Ielusc, da Udesc e da Univille eram algumas das entidades presentes.


Estudantes de Santa Catarina protestam o início das aulas.
FOTO: Divulgação - Movimento Estudantil


“Há quem diga que não adianta nada parar e ir para as ruas, mas essa é a única forma que encontramos de
não nos sentirmos impotentes. Só quem vê tudo o que foi planejado ir por água abaixo, sabe o desespero que é não poder estudar. Não somos arruaceiros, não faltamos com educação, não depredamos nada, só queremos que o governo nos ouça e cumpra com seu dever. Só isso”, desabafa Luiza.

“Há quem diga que não adianta nada parar e ir para as ruas, mas essa é a única forma que encontramos de não nos sentirmos impotentes. Só quem vê tudo o que foi planejado ir por água abaixo, sabe o desespero que é não poder estudar. Não somos arruaceiros, não faltamos com educação, não depredamos nada, só queremos que o governo nos ouça e cumpra com seu dever. Só isso”, desabafa Luiza.
Durante o ato público, os manifestantes realizaram partidas simbólicas de futebol, como forma de ironizar os investimentos do governo federal em eventos como a Copa do Mundo 2014. Ao final da marcha, uma assembleia foi realizada para avaliar a manifestação, marcando um novo ato para o próximo dia 6 de setembro, dessa vez em Florianópolis. 

Segundo o presidente da UCE, Dérique Hohn, a manifestação foi importante para mostrar que os estudantes estão conscientes de seus direitos. “Tivemos a oportunidade de expor a todos que estamos organizados e vamos continuar pressionando o governo para que os professores tenham respostas eficazes e as aulas retornem o mais rápido possível’’.

Para o integrante do Centro Acadêmico de Sistemas de Informação do Instituto Federal Catarinense (IFC), Thiago Martinho, a manifestação possibilitou o envolvimento e engajamento de uma nova geração de alunos no movimento estudantil. “O nosso objetivo foi alcançado, conseguimos mobilizar mais estudantes, abrindo os olhos de todos para a real força do movimento estudantil’’, avaliou.

Aulas devem voltar em setembro

Um dos líderes do Comitê de greve do Câmpus Araquari do Instituto Federal Catarinense (IFC), Alessandro Paixão, informou que, na terça-feira (28), haverá uma assembleia, na qual será discutido o fim da greve. “As aulas devem retornar na quarta-feira (29) da mesma semana ou na segunda-feira (3 de set.), já que o governo não irá mais negociar”, adianta o professor Alessandro.


O desabafo de quem quer aprender e alcançar seus sonhos

Para Luiza Lima, aluna de Produção e Design de Moda do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), foi um semestre inteiro jogado fora, pois perde-se o ritmo de aprendizagem. “É triste que tenhamos que ir pras ruas, reclamar um direito que é nosso. Dia a dia, nos cobram para sermos profissionais qualificados, termos embasamento, postura, ética. Diante de todas as dificuldades, tentamos nos manter firmes. Fazemos planos pra um futuro melhor, e que nem sabemos se será possível”, diz.


O repórter da Revi, Ahlan Dias, registrou algumas imagens durante a manifestação. Assista!



Pauta em colaboração: Ahlan Dias (ahlan.dias@gmail.com) e Luis Varela (luis.gust.vrl@gmail.com)
Texto: Luis Varela
Fotorreportagem: Ahlan Dias
Trilha: "Pena", por O Teatro Mágico (música adquirida no site Trama Virtual)
Rede de publicação: Agência Nossa Pauta e Revi - Revista Eletrônica do Ielusc



0 comentários:

Postar um comentário