segunda-feira, 30 de maio de 2011

A força da felicidade


Este é sem dúvidas, o lugar predileto de Estevão Machado Marques, é nesse pequeno rancho,que ele planeja suas invenções, como a adaptação do radio e do ventilador, quando a luz é acesa, os dois aparelhos também ligam. Nascido em Capivari de Baixo, região da AMUREL (Associação de Municipios da Região de Laguna). É no racho que ele cria seus cataventos, suas casas com rodas, suas carrocinhas de carregar verduras, e todas as suas tramóias.



O mais velho de seis irmãos, ele é engenheiro, carpinteiro, eletricista, pedreiro e arquiteto. Sim , o Senhor Estevão é tudo isso, e é também, tudo aquilo que ele quiser. Aos 66 anos , não apresenta nenhuma doença, e nunca apresentou. Anda de bicicleta todos os dias, corta lenha, passeia de moto, é amigo de toda a vizinhança, ajuda nos afazeres domésticos, e tem doutorado em agradar as netas, que são seis, todas meninas.

As rodas sempre foram suas principais aliadas. Para não ter problemas de coluna, ele adaptou tudo aquilo que tivesse que ser movido do lugar, com rodas de bicicleta. Com sua carrocinha, é na rua que ele encontra as aliadas, as hélices de ventilador que depois viram cataventos, as madeiras que viram lenha, hobby que não agrada sua esposa, que quando vê não há mais lugar para tanto entulho.




Quando as rodas faltam, é com seu companheiro Jack que ele conversa, brinca, ensina a descascar bananas, amendoim e pinhão, e o cachorro, já velho, aprende tudo direitinho.

Na casa do Sr. Estevão, há verduras, frutas, legumes, todos plantados por ele, e cuidados com gentileza por sua esposa Maria. É na esposa Dorza, apelido ganhado desde menina, que ele encontra todas as suas forças, e quem ama fielmente há 45 anos, e "amará para o resto de sua vida".

Se ele pensa em aposentar a felicidade? Isso, jamais.

OBS: Os cataventos não apareceram nas imagens. Motivo: Ninguém pode copiar suas invenções. (este é meu avó, UMA FIGURA).

Texto: Cláudia Marques
Fotos: Cláudia Marques

0 comentários:

Postar um comentário