domingo, 18 de setembro de 2011

Elas querem usar todos os produtos da automaquiagem


Beleza

Cursos oferecidos por redes de cosméticos ensinam técnica de automaquiagem para as vaidosas





De Joinville - Luis Gustavo Varela




V
éspera de final de semana, sexta-feira é o dia de se produzir para passear, festar, viajar dirão elas. Vida rotineira da mulher vaidosa. Salões de beleza, produtos rejuvenescedores, em busca do mais belo rosto. Quando não se contentam, imitam belezas produzidas do cinema. Para isso, hoje, nem mais saem de casa. A fórmula da beleza existe: automaquiagem. A técnica ganhou o público feminino e foi incentivada pela invasão do mercado de cosméticos. Mais barato, confortável e sem filas, as brasileiras optam mais por se maquiar sem sair de casa.


         As empresas de cosméticos como O Boticário oferecem cursos de auto-maquiagem para suas clientes a partir de R$ 40. “Elas aprendem o básico da maquiagem e realçam as belezas naturais”, diz a gerente da loja, Regiane Braciak. Os custos podem chegar a R$ 80, mas as lojas convertem os preços em produtos. “As clientes conseguem fazer o curso e adquirir um kit básico de maquiagem com o valor que pagaram”, continua Regiane.

         Segundo ela, as principais vantagens são que a mulher pode se maquiar a qualquer hora, o que oferece mais independência. Elas aprendem e adquirem os produtos, que duram mais tempo do que uma única produção em salões de beleza.

         A rede Contém 1g também oferece serviços de maquiagem, além da venda dos próprios produtos. A primeira vista, uma mulher adulta e bem produzida é quem me atende para explicar o mundo feminino das maquiagens. Quando questiono sua idade, surpresa. A jovem tem apenas 16 anos e transmite uma postura de veterana no assunto, além de adiantar seu processo de beleza, esquecida na inocente infância.

         A jovem a que me refiro é Mara Tayana Deckel, consultora e maquiadora. Está há apenas 6 meses em Joinville, mas já analisa o perfil de seus clientes. “O público maior é de automaquiadores”, afirma. “Mas temos os profissionais que compram os cosméticos para aplicar em salões de beleza, e assim, levam o nome da marca”, esclarece.

         Mara tem pouca idade, mas já sabe o que não pode faltar num kit feminino. Peço apenas o essencial. Retribui-me com uma lista. “É difícil dizer apenas um. Não pode faltar corretivo, base, pó, demaquilante, cobertura de pele, máscara de silhos, sombra neutra e batom. Tem mais, mas vou parar por aqui”, diz, sorrindo. Curiosamente questiono a utilidade do “pó”. Descobri que é para fixar a maquiagem. Saí do salão convicto de que é um tal de monta e desmonta, uma arte cotidiana.

         Na loja O Boticário, Pamela Gelain Ferreira, de 24 anos, diz que já tinha interesse em se maquiar desde os 12 anos. Sempre foi incentivada pela mãe, a quem considera vaidosa. Falou ainda que percebe um contraste entre quem sabe e sempre esteve em contato com o mundo da moda e com produtos de beleza e quem nunca experimentou um batom. “Sou consumidora e também trabalho no ramo. Há mulheres que fazem o curso e já tem algum hábito. Outras se inscrevem pela curiosidade de nunca terem entrado em contato”, afirma Pamela.

         Ainda assim, com tantas opções para aprender a automaquiagem, a internet oferece um aprendizado gratuito e fácil. Ednéa Anastácio, uma fã de maquiagem e beleza, diz que passa horas lendo sobre as novas tendências, nos chamados tutoriais. “Nunca fiz nenhum curso pago, mas tenho muita vontade”. Ela conta que há especialistas que gravam vídeos e, com cinco minutos, é possível aprender a maquiagem de atriz de novela.

         Fiquei curioso quanto a cultura de ir aos salões e questionei a possibilidade de queda dos serviços pela oferta de cursos gratuitos. Mara informou que os salões estão se adequando para atender as mulheres que já sabem se maquiar. “Mesmo ensinando, os salões de beleza não perdem freguesas. Aqui nós oferecemos o curso e vendemos os produtos”. Assim, diz ela, “quando a cliente quer se produzir para uma festa mais elegante, deixa para nossa responsabilidade. Quando é algo simples e básico, elas apenas adquirem os produtos no salão”. É como dar o peixe e ensinar a pescar, para falar num ditado mais masculino.

Preço dos cursos podem ser revertidos em produtos das redes

Grande oferta de tendências

Kit de automaquiagem

Realce da beleza original
Texto e fotos por Luis Gustavo Varela (@lg_varela)

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