quarta-feira, 7 de março de 2012

2012: O fim do mundo em pauta novamente


             Nos últimos tempos uma nova data para o fim do mundo começou a ser divulgada, 21/12/2012. A data foi atribuída a uma previsão Maia, que assinala para este dia o fim de seu calendário e consequentemente, segundo algumas interpretações, do mundo. A discussão sobre o fim dos tempos foi então novamente colocada em pauta.
             O povo Maia viveu na região hoje conhecida como América do Norte há três mil anos atrás. Sua cultura começou a ser dizimada com a “descoberta da América” pelos Espanhóis em 1492. Entre as riquezas culturais está o calendário Maia desenvolvido por eles como uma forma de organização do plantio e de suas rotinas. Para o Dr em Física José F Fragalli, chefe do departamento de Física da UDESC, o calendário Maia não tem nada de especial, “O que eles fizeram foi apenas observar a rotação da terra e através disso organizar em números essa sequência para que pudessem saber assim, qual era a melhor época para realizar o plantio. Foi uma questão de sobrevivência, plantando na hora certa garantiriam seu sustento”, afirma Fragalli.
Fragalli apresenta o sistema de rotação da terra que foi percebido pelos Maias

 Fragalli afirma que o mundo não acaba em 2012


       Historicamente não há uma previsão Maia para fim do mundo, o que acontece é que em 21/12/2012 o calendário Maia se encerra numericamente mas, isso não indica nada, é como se chegássemos no calendário utilizado hoje, ao dia 31/12, quando isso acontece a contagem inicia-se novamente com o dia 01/01.
       O físico José Fragalli afirma que não há a menor hipótese de se prever uma data para o fim do mundo, mesmo hoje com todos os avanços das ciência isso é impossível. “A forma mais provável para o fim do planeta poderá acontecer daqui há alguns trilhões de anos quando a energia do sol for consumida, atraindo assim o planeta terra para junto do sol”, afirma o Físico.
      Quando o fim do mundo entra em pauta, logo as religiões também entram no debate. O padre Mário Wojciechosky diz que o mundo não irá acabar. “O mundo não acaba de maneira coletiva. O mundo terreno só acaba para a pessoa quando ela morre”, afirma o padre. Opinião essa também compartilhada por Moacir Soares, 45, que não acredita no fim do mundo e reforça “O mundo só acaba pra quem morre”. Para Lorene Lopez, 51, o mundo não irá acabar, mas as pessoas que não seguirem Jesus Cristo não terão futuro. “Para mim o mundo não vai acabar em 2012, mas Jesus Cristo irá voltar, não nesse ano, mas quando ele vier para a terra somente seu seguidores serão salvos”, profetiza Lorene.

O Padre Mário Wojciechosky afirma que pessoas mal intencionadas utilizam de livros bíblicos como o Apocalipse para manipular o povo

       Na semana passada um anúncio no mural da Panificadora Wagner no Saguaçú chamava a atenção “Venha entender porque o Apocalipse confirma que o mundo acabará em 2012” dizia o cartas. Indagado sobre o assunto o padre Mário afirma que o livro do Apocalipse possui uma série de metáforas e se mau interpretado por alguém de má fé pode iludir as pessoas. “Pessoas fazem isso até para ganhar dinheiro vendendo até mesmo kits de salvação. O que acontece é que o livro do Apocalipse foi escrito em uma época de muita opressão por parte do imperador. Expressões como dragão de sete cabeças eram uma espécie de código onde quem escrevia passava uma mensagem a seus seguidores sobre ás barbáries que estavam sendo cometidas” explica o padre. Ele ainda conta que muitas pessoas vêm procurar a igreja com medo desta data anunciada para o fim. “As pessoas nos procuram e nós damos conforto explicando que o fim não existe”, comenta.
 
Por Leandro Ferreira
 

1 comentários:

NÓS DE JOINVILLE/NÓS DO LITORAL disse...

Não sei se o mundo acaba nesta data mas sei que o Proprietário da Panificadora Wagner no saguaçu, nosso amigo, deve ter gostado da idéia, ganhou um merchand e tanto aqui!!
Aproveitem e tomem um cafezinho na panificadora Wagner que temos certeza é uma delícia!
O fim do mundo? esse existe sim e é todos os dias para muitos!
Abraços!
Keila
Ah! Joinville 161 anos amanhã 09.03 Parabéns a todos os moradores de Joinville!
http://familiachugaboom.blogspot.com/

Postar um comentário