quarta-feira, 14 de março de 2012

Tesouros da Natureza: A Vila da Glória

Em épocas de "profecias" apocalípticas e de cotidiano estressante, a natureza próxima à Joinville demonstra que o segredo de bem viver muitas vezes está mais próximo do que se imagina






O ferry-boat cruza lentamente o Estreito de Gibraltar, como é conhecido o trecho da Lagoa do Saguaçu, entre Joinville-SC , e a Vila da Glória, em São Francisco do Sul-SC. A bordo da barca, o passeio é curto, aproximadamente 15 minutos de navegação separam as margens.

  Numa média de 36 viagens diárias e transportando cerca de 220 automóveis, a travessia diminui a distância entre as duas cidades em 60 quilômetros. No percurso é possível contemplar as belezas da região, como o voo rasante da Gaivota e os Botos que acompanham os marinheiros. A natureza pulsa!




Ao aportar em “São Chico”, a estrada que leva à Vila da Glória é rústica, mas as paisagens que surgem no percurso compensam o sacrifício. 



A pacata vila é também margeada, a sudoeste, pela Baía da Babitonga. As águas são cristalinas, o povoado é de maioria açoriana e a tranqüilidade impera. A vila da Glória possui muitos restaurantes, pousadas, além do comércio de gêneros alimentícios. 



                                                              Construção centenária


                                                                A Baía da Babitonga


                                           Restaurante e pousada oferece até piscina aos clientes


                                                Trapiche com plataforma para pesca




Um pouco mais adiante, a uns 15 quilômetros na direção norte, a praia de Itapoá também exibe seus atrativos. A praia do Farol é um lugar de águas tranqüilas, possui monitoramento de salva-vidas durante a alta temporada –até março- e tem como freqüentadores as famílias da região e alguns turistas. Ali, foi possível praticar o campismo livre –fora de campings- com a autorização da associação de moradores local.






 A comunidade local produz muito artesanato, desde pinturas até bolsas revestidas com pele de peixe. Os produtos podem ser encontrados na associação de moradores, anexa ao farol e aberta durante o ano inteiro.



A beleza da região é ímpar e vale ser conhecida, um facilitador é que Itapoá recebeu recentemente um novo acesso, a SC-415, alcançada via Garuva, no norte de Santa Catarina. 

                                                           SC-415 conduz ao porto

  
Nem sempre um bom passeio precisa ser necessariamente longe de casa. Muitas vezes desconhecemos as maravilhas que estão próximas porque lançamos o olhar somente ao horizonte. Se bem que é no horizonte que estão alguns presentes da natureza, como este lindo nascer do sol às margens da Baía da Babitonga.



                                                         Praia do Farol às 5h42 


Texto: James Klaus
Fotos: Keila Kaiser/ James Klaus





0 comentários:

Postar um comentário