quinta-feira, 26 de maio de 2011

Inauguração do Mercado Público mobiliza Campo Alegre





A partir de hoje (26/05/2011), a população campo-alegrense e os seus visitantes encontram saúde, tradição e lazer reunidos em um só lugar. A Casa da Colônia foi inaugurada às 10h desta manhã. Situado à margem da Rodovia SC 301, próximo ao trevo da cidade, o local funciona de quinta-feira a domingo das 10 às 11h30, e das 12h30 às 18h. A solenidade contou com a presença de produtores rurais, autoridades e população.

Mel, sucos, biscoitos, erva-mate e vegetais orgânicos são alguns dos produtos comercializados. Tudo o que há no Mercado é produzido por agricultores que participam das entidades rurais. A presidente da Associação de Turismo Rural, Mônika Merkle, é uma delas. “O Mercado Público abriu uma porta para o produtor campo-alegrense. Ele viabiliza a venda e o contato entre o produtor e o consumidor”, conta. No local, Mônika colocou à venda carne de cordeiro, geléia e outros produtos fabricados artesanalmente em sua propriedade rural.

No espaço, funcionou durante anos uma indústria moveleira. “A fábrica faliu devendo muitos impostos. Agora, serão descontados nos aluguéis pagos pela Prefeitura”, conta Samille Kestering, coordenadora de turismo. Segundo ela, o público almejado são os viajantes e os turistas que possuem chácaras no interior da cidade. “O local escolhido é bom para a população, pela proximidade com o centro. Para os turistas, é ótimo por ser margem de rodovia e a poucos metros de um restaurante freqüentado por eles aos domingos”, enfatiza. Samille comenta que os produtos de origem animal possuem inspeção sanitária, e os de origem vegetal já têm acompanhamento técnico, mas aguardam a regulamentação do SIM (Sistema Municipal de Inspeção) que está em fase de implantação.

No discurso de abertura da solenidade, o Prefeito Vilmar Grosskopf destacou a união entre produtores rurais e poder público. “Com nossas medidas de incentivo à agricultura, conseguimos evitar o êxodo rural”. Para Grosskopf, este foi o motivo da cidade se tornar referência em produtos rurais orgânicos.

As campo-alegrenses Nédia Scheffer e Aracy Ruppel Buchmann aproveitaram a oportunidade para adquirir alguns produtos. “As portas abertas do mercado público simbolizam a realização de um sonho dos produtores rurais e da comunidade campo-alegrense”, conta Nédia. Aracy considerou o mercado quase completo. “Gostaria de ver artesanato, mas acredito que em breve terá. Esse é só o primeiro passo numa estrada de sucesso”, pontua.


Por Sabrina Idalêncio

5 comentários:

Jéssica disse...

Parabéns mais uma vez Sabrina!

Jéssica disse...

Você será a fundadora do mais novo Jornal do Paraíso da Serra.!Você escreve muito bem! Seria muito importante que os moradores de Campo Alegre tivessem acesso as suas materias nesse blog, por que assim o povo valorizaria mais esse tipo de trabalho e seria um grande motivo de orgulho e uma conquista para Campo Alegre! Você deveria fazer um site ou um blog para postar todas essas materias sobre Campo Alegre e sair por ai divulgando!So é uma pena que muitos campo alegrenses não tenham acesso a internet, por que seria muito legal!

Beijos querida jornalista campo alegrense!

carol disse...

Eu adoro essa menina, sou fã!
Escreve muito bem e é muito inteligente!
Já é um excelente Jornalista!
Como te disse um dia vc é uma das pessoas mais autenticadas que conheço
Beijo
ANa Carolina- Enfermagem Bom Jesus IELUSC

lllll disse...

Sabrina, excelente matéria!A paixão com que você faz os textos com certeza é um diferencial no seu trabalho.Você é um exemplo para nós!

Ahlan Dias disse...

Oi Sabrina! A matéria ficou "redonda", matou a charada hein? Meus humildes Parabéns!

Abraço!

Postar um comentário