O Museu de Arte de Joinville (MAJ) foi inaugurado em 03 de setembro de 1976 e possui um acervo próprio de artes plásticas que totalizam 665 obras. A casa que serve hoje como museu é datado de 1854 e foi construída para o então prefeito Ottokar Dörfell.
Atualmente estão no museu duas exposições que podem ser visitadas até o dia 21 de setembro:
Memórias de um acervo: diálogo escultórico entre o metal e a pedra.
A exposição apresenta esculturas do acervo do MAJ em alumínio, ferro, latão e mármore, de artistas com representatividade nacional. E dá continuidade ao projeto “Memórias de um acervo, que evidencia o esforço da instituição em expor e valorizar seu acervo.
Memórias de um acervo: diálogo escultórico entre o metal e a pedra.
Luís Carlos Presente - Sem título
Johannes Waid - Sem título
Mário Avancini: caminho lapidado na pedra.
Esta exposição ocorre nas salas laterais do Espaço Ottokar Dörfell. O Museu de Arte de Joinville tem em seu acervo 124 esculturas do artista esculpidas em pedra ferro, mármore camboriu e mármore cristal, sendo 111 dessas peças doadas pela Cipla e tombadas pelo museu.
Mário Avancini – Poeta da Pedra
“Mário Avancini (1926/1992 – Natural de Rodeio/SC), um dos escultores mais vigorosos do país, é um personagem cujo fascínio repousa, antes de mais nada, no profundo laço entre a vida e a obra, entre a existência e as pedras. Poucos puderam saber como esses pólos amalgamaram-se – de maneira particularmente fértil – no decorrer de sessenta e seis anos.” Fábio Brüggeman
O MAJ fica na Rua XV de novembro, 1,400. Com horário de visitação de 3ª a 6ª feira, das 9h às 17 h. Em sábados, domingos e feriados das 11h às 17h. A entrada é gratuita.
Por Pamela Caitano.
3 comentários:
Esse museu é muito massa...
Legal, Pamela. As fotos ficaram muito boas. Acredite se quiser, eu não conhecia esse museu. Quer dizer, acho que não. Se eu conhecia, esqueci. Parabéns
Parabéns, o museu é lindo e você conseguiu passar isso!
Postar um comentário