domingo, 26 de junho de 2011

TRANSPORTE ADAPTADO DE JOINVILLE É REFERÊNCIA NO PAÍS.

O transporte adaptado está implantado em Joinville desde 2000, e é referencia para outras cidades e estados.
Para utilizar esse transporte o cadeirante precisa ligar para a empresa e fazer o agendamento com 24 horas de antecedência. O agendamento deve ser feito em horário comercial, caso o usuário do transporte por algum motivo desistir de usar o ônibus deverá ligar cancelando.


O serviço de transporte é disponibilizado pela empresa Transtusa em parte da cidade e na outra parte é disponibilizado pela Gidion.
Em média 144 pessoas usam o transporte Eficiente da Transtusa diariamente. Os veículos chegam a rodar 600 km por dia.
A Transtusa possui sete micro-ônibus para atender portadores de necessidades especiais dos bairros Costa e Silva, Vila Nova, Centro, Boa Vista etc.
“Os horários de pico aqui são no começo da amanhã e no começo da noite”, diz um motorista.
Para obter a carterinha do livre (especial) o usuário do transporte deve ser de baixa renda, e comprovar sua deficiência apresentando laudo médico.
Para Arnaldo Floriani, aposentado, 51 anos, o serviço é muito bom, mas a frota de ônibus deve ser ampliada. “A chegada do serviço melhorou minha qualidade de vida”, diz Arnaldo.
O horário de funcionamento desse transporte é das 5 horas até às 23 horas e 15 minutos, de segunda à sexta.
Segundo Rafael, estudante, 24 anos, usuário a três anos do transporte o serviço é bom, mas precisa ter ampliação no número de ônibus. “O serviço trouxe mobilidade à minha vida, me possibilitou cursar uma faculdade e ter outra visão da vida”, diz o estudante.
Durante a semana a prioridade dos agendamentos, é para os usuários que trabalham, estudam ou fazem algum tipo de tratamento médico.
Para Andréia da Silva, estudante, 30 anos, o serviço é bom, mas precisa mudar a algumas coisas como o sistema de agendamento e aumento na frota. “O serviço me deu liberdade, não dependo tanto do meu pai para me levar aonde eu quero ir”, afirma a estudante.

TEXTO DE  Andréia Silva. FOTOS DE JÉSSICA CRISTINA DA SILVA

0 comentários:

Postar um comentário