Quem esteve no C.T. do Irineu na tarde do último sábado pôde presenciar uma verdadeira invasão norte-americana. O campo que fica no bairro Jardim Paraíso recebeu a partida entre Joinville Gladiators e Cuiabá Arsenal, válida pela oitava semana da LBFA (Liga Brasileira de Futebol Americano).
O jogo, que seria realizado na S.E.R. Tigre, na região central da cidade, foi transferido de última hora e acabou diminuindo o número de espectadores. Dos quase 500 fãs esperados, cerca de 150 compareceram para prestigiar a partida das duas equipes até então invictas no campeonato.
O esporte da bola oval, sem tradição no país, tem atraído cada vez mais curiosos para as partidas. Os praticantes chamam a atenção pelo porte físico, já que o jogo é de contato intenso do início ao fim. Outra peculiaridade do esporte é a linguagem. Como ambos os "coachs" (técnicos) eram estrangeiros, a língua que menos se ouvia durante a partida era o português.
Clayton Lovett, "coach" do Cuiabá Arsenal |
O jogo começou pouco depois das 14h, e a equipe joinvilense conseguiu um touchdown com o norte-americano Jason Tate logo na primeira posse de bola, confirmando o "extra point" e abrindo 7x0 no placar. Em seguida, a equipe de Cuiabá reagiu e virou a partida pra 7x9. Os Gladiators não se abalaram e foram pra cima dos atuais campeões nacionais, conseguindo um novo touchdown com Jason Tate, levando a torcida ao delírio.
Estrela do time Joinvilense, o norte-americano Jason Tate fez três touchdown |
Após o intervalo, os Gladiators recuperaram uma posse de bola para conquistar um novo touchdown. Após lindo lançamento do quarterback Bernardo Werner, Jason Tate - sempre ele - recebeu a bola praticamente dentro da end zone, abrindo 19x9 no placar.
No terceiro período, o Cuiabá Arsenal mostrou sua força e conseguiu reagir com um touchdow do seu camisa 10, Rodrigo. Em seguida, a equipe de Joinville não vacilou e desceu 13 jardas para marcar um novo touchdown. Já no último período quem brilhou foi a estrela do Cuiabá Arsenal, o norte-americano Kenneth Joshen pôs fogo no jogo ao marcar um touchdown incrível há 6 minutos do fim, e fazer o Cuiabá encostar no placar, 25x22.
Apelidado de "Vagner Love do Arsenal" pela torcida Joinvilense, K. Joshen foi destaque do time visitante |
Faltando menos de dois minutos, os Gladiators perderam a posse de bola e o jogo ficou dramático. O Cuiabá Arsenal teve cinco oportunidades para vencer a partida nos instantes finais, mas a defesa dos Gladiators se superou após os incentivos das arquibancadas e conseguiram bloquear todos os ataques da equipe mato-grossense. No fim das contas, uma justa vitória dos joinvilenses e muita festa dos jogadores para o treinador estreante, David Moosman.
David Moosman, o "head coach" do Joinville Gladiators |
Após a partida, o grande nome do jogo, Jason Tate, falou ao "Nossa Pauta" sobre a situação do futebol americano no país. "O esporte ainda é amador no Brasil, mas está no caminho certo para continuar crescendo", afirmou. Sobre o jogo, o atleta se mostrou bastante animado com a vitória. "É muito importante vencermos os atuais campeões nacionais, dá muita confiança pra nossa equipe."
Em inglês, Jason Tate comenta sobre a vitória joinvilense |
O próximo compromisso do Joinville Gladiators será no dia 18, contra o Coritiba Crocodiles, em Curitiba.
Quem se interessar, pode entrar em contato com o time através do site www.joinvillegladiators.com.br.
Agradecimentos: Fernando Boing (regras e tradução)
Por: João Roberto de Lima
Fotos: Daniel Pereira
2 comentários:
Muito bom, Parabéns pro Daniel e Pro João.
Excelente matéria!
Parabéns para o time e para a mulecada que cobriu o partida, grande trabalho!
Abraço!
Postar um comentário