sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dia de Dizer NÃO a violência contra Mulher

    Na manhã de hoje, aconteceu no centro de Joinville, uma passeata pelo dia internacional da não violência contra mulher. Cerca de 100 pessoas participaram do manifesto que seguiu do Mercado Municipal até a praça Nereu Ramos. As manifestantes entoaram refrões contrários à violência contra mulher, exibiram cartazes e realizaram atividades de distração.

Concentração no Mercado Municipal

    A manifesto foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e contou com a participação dos grupos do CRAS (Centro de referência de assistência social) do Parque Joinville e do PAMVVI (Programa de Assistência a Mulheres Vítimas de Violência). Entre as participantes do movimento estava a delegada Marilisa Boehm que orientou as mulheres sobre a proteção contra a violência que as ameaça.  “É muito importante que as mulheres denunciem os agressores na delegacia da mulher. Isso porque é preciso que haja uma representação contra o agressor e isso só é possível com o depoimento na delegacia.”, afirma. 


Marilisa Boehm auxiliou o evento


    Ainda segundo a delegada denúncias também podem ser feitas pelo telefone 181, mas para ela, o contato telefônico serve mais para uma denúncia de alguém que suspeite de algo. No caso da mulher que sofreu a agressão o ideal é ir até a delegacia. Para Marilisa a primeira forma de agressão é a verbal, e ela já pode ser caracterizada como violência contra mulher.

Delegada orientou as mulheres

    A caminhada mobilizou a população que estava solidária a manifestação. As manifestantes entoavam gritos como: “Não, não, não, violência não!”, “Mulheres Unidas, jamais serão vencidas!”, além de cantarem “Quem ama cuida, quem ama trata, não maltrata seu amor”.


Mulheres levaram cartazes

    No final da caminhada, as participantes tiveram sequência do evento na Praça Nereu Ramos. Puderam assistir a uma peça de teatro a praticar o Tai Chi Chuan.A estudante Sonia Regina faz parte do Grupo ProLer da Univille, que representou uma peça teatral com declamações e canções pedindo o fim da violência. Além da participação na apresentação, Sonia também expressa sua idéia sobre esse dia. “Está mais do que na hora da violência contra mulher ter fim”, protesta.
Grupo ProLer Univille, Sonia Regina, (direita)

    A instrutora de Tai Chi Chuam, Mag comandou uma sessão de 20 minutos em que as manifestantes se exercitaram com a técnica oriental. A instrutora convidou a todos que quiserem desenvolver a prática a comparecerem aos sábados pela manhã em frente à antiga fábrica da Antártica.


Mulheres experimentaram o Tai Chi Chuam

    No final do evento as mulheres receberam uma lembrança do dia e comemoraram o sucesso da manifestação.

Todas por esse Dia

Por Leandro M Ferreira
obs amanha colocarei o restante das fotos no meu flickr
segue o link
http://www.flickr.com/photos/63233832@N07/

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa materia, voce tá se saindo um excelente jornalista, parabens,

Postar um comentário