terça-feira, 6 de dezembro de 2011

2011, o ano da virada!

Este ano foi sem dúvida, um ano histórico para a torcida tricolor. Após sete anos de frustrações e derrotas doloridas, 2011 veio para apagar toda a tristeza dos últimos anos.
A eliminação do Campeonato Catarinense antes mesmo de chegar à final deixou tanto torcedores quanto comentaristas de orelha em pé. Seria esse mais um ano de decepções?
A disputa da Copa Santa Catarina serviu como preparação para a competição mais importante do ano, aquela que era o objetivo real do JEC no ano, o Campeonato Brasileiro da série C. Apesar de não ser o foco do grupo, a conquista da Copinha deu maior confiança aos jogadores, treinador, e claro, à torcida.
Com o início dos compromissos na Série C, o torcedor, apesar do receio do retrospecto do time em competições nacionais, começou o seu apoio incondicional ao JEC. No decorrer da competição, a cidade inteira confiava cada vez mais no time e a campanha do Joinville no Brasileirão se mostrava de um verdadeiro campeão. Com apenas uma derrota em todo o campeonato, o JEC chegou ao tão esperado acesso.
O jogo que definiria a volta do time à Série B foi disputado em Brasília. Como sempre a sua torcida organizada, a União Tricolor, esteve presente na capital nacional para acompanhar o que seria um dia ímpar para time, para a cidade e para a torcida.
Repetindo o placar que já havia feito em casa, o JEC carimbou o retorno a segunda divisão vencendo o Brasiliense por 4 a 1. Em Joinville, torcedores pararam a cidade em plena segunda-feira, dia do jogo histórico. Uma concentração de cerca de 5 mil pessoas no Mercado Público Municipal assistiu o retorno aos dias de glória do Joinville Esporte Clube. No Mercado, era fácil ver crianças, jovens e adultos emocionados vendo o time de sua cidade, após sete anos de muitas derrotas, voltar ao cenário nacional.
A festa em comemoração ao acesso cortou a madrugada, torcedores aguardaram a chegada dos jogadores no estacionamento da Arena Joinville e a alegria estava estampada no rosto dos joinvillenses.
Nada mais justo que um ano como esse fosse coroado com o título, não é mesmo?  O JEC chegouna final apoiado por seus torcedores e por uma cidade orgulhosa do que passou a ser chamado de “Time de Guerreiros”. O adversário da final foi o CRB, de Alagoas, e o primeiro jogo foi disputado na região nordeste do Brasil, com um estádio cheio e com uma multidão empurrando o time da casa. Mas o JEC não se intimidou e conseguiu uma bela vantagem, vencendo a partida pelo placar de 3 a 1, para explosão dos torcedores que mais uma vez acompanharam o jogo do Mercado Municipal.
O jogo de volta, em Joinville, era esperado pelos mais de 500 mil habitantes da cidade. A expectativa da conquista do primeiro título nacional nesses 35 anos de história do JEC tomou conta de toda a cidade. Na semana do jogo, os ingressos voaram das bilheterias e um dia antes da tão esperada disputa, todos já haviam sido todos vendidos.
Dia: 03/12/2011- O dia começou na maior cidade do estado, a cidade estava colorida de preto, branco e vermelho. Horas antes do jogo, a movimentação em torno da Arena e nos bares da cidade já se mostrava intenso.
15:30- A União Tricolor chega em frente à Arena Joinville, mostrando seu amor e apoio ao Joinville.
16:50- O Joinville Esporte Clube entra em campo e recebe um presente da torcida. A União já havia cumprido a promessa de desvirar a faixa após o acesso. E presenteou aos quase 20 mil torcedores presentes na Arena com uma nova faixa e com um mosaico com as inicias da torcida: UT.
17:00- Começa o jogo mais importante da história do JEC e a torcida que lotou o estádio vibrava a cada lance da partida.
A partida surpreendeu até o mais fanático torcedor do tricolor, apesar da vantagem conquistada em Alagoas, o JEC manteve seu estilo de jogo, alcançando um placar surpreendente para uma final de Campeonato Brasileiro. JEC 4 x 0 CRB.
A cada gol que o Joinville emplacava era notório a alegria e emoção tomando conta da multidão. Ao apito final, a torcida explodiu em um grito preso há muito tempo na garganta e pode enfim cantar: É CAMPEÃO!

Parabéns Joinville Esporte Clube, parabéns União Tricolor.


Fotos: Heloísa Jahn
Texto: Adrieli Evarini

3 comentários:

Diogo Ucker disse...

Parabéns Drikah e Heloísa, tiraram 10 hehehehe
sério, ficou boa a matéria e bem explicado o sentimento daquele dia.
show

Thiago Seco disse...

Bela retrospectiva, Drika.
Detalhista, levemente apaixonada, mas não opinativa. Parabéns.
Beijão!

Anônimo disse...

cooooxa coooxaa so mais o cooxa u.u

Postar um comentário