quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Catador de Maçã de Elefante.


Já ouviu falar em maçã de elefante? Os substantivos curiosos dão nome àquelas "bolotas" que caem das árvores na Praça Lauro Müller (praça da Biblioteca Pública) e, vez ou outras, tiram o sossego daqueles que resolvem descansar em nos bancos da praça. Ora nos galhos, pendurada, esperando uma rajada de vento que a derrube dali, ora espalhadas pelos gramado e calçamento, as maçãs de elefante estão sempre por lá.




Nesta quarta-feira (07/12), um senhor com idade já avançada jogava as maçãs de elefante, amontoando-as em uma pilha. Pensei comigo, "até parece que ele está treinando para jogar bocha mais tarde". Ele é Valdecir de Souza. Um aposentado de 66 anos que tinha como obrigação, esta tarde, limpar a Praça das maçãs de elefante.

Uma a uma, ele carregava, ora rolava com as mãos, ora chutava, como bolas de futebol,. até aos poucos chamar a atenção dos transeuntes. Entre intervalos de poucos minutos, as pessoas paravam a a pergunta era sempre a mesma: "O Senhor sabe o nome desta planta?". Gentilmente, ele se aproximava de cada um dos curiosos para responder: "um índio me disse que se chama maçã de elefante". 
 
Valdecir de Souza trabalha a pouco mais de três anos para a Conurb, realizando a limpeza de duas praças da cidade, além da Lauro Müller. Mas, segundo ele, aquela é a mais difícil: "um dia todo de trabalho e uma pessoa sozinha não da conta". As "maçãs", como ele as chama carinhosamente, não são tão difíceis de recolher. "A sujeira das pessoas é a pior ".  

Pelo trabalho de limpeza ele ganha, mensalmente, 700 reais que se somam ao salário mínimo que recebe de aposentadoria. Ele brinca quando afirma que, se ganhasse dinheiro por cada vez que alerta as pessoas sobre o perigo de "sentar nos bancos e cair uma 'maçã' na cabeça", já poderia estar rico.

 Texto e fotos: Carolina Veiga



4 comentários:

Anônimo disse...

Eu não sabia o nome, mas já conheço essas bolotas há alguns anos.
Você corta em pedaços pequenos, coloca num vidro de álcool e deixa curtir por alguns dias. Depois é só passar no local da dor.
Minha mãe tinha uma dor nas pernas e sola dos pés há varios anos, depois de usar essa mistura nunca mais teve a tal dor. Tenho diversas experiências com essa "fruta" que levaria um tempão contando. Trouxe várias de goiás e dei pra todo mundo que eu conhecia, só que me mudei pra Manaus e nunca mais vi.Se algém souber onde encontro, por favor, me fale

Anônimo disse...

Sou estudante Meio Ambiente meu TCC é a respeito desta planta gostaria de obter mais informações.

Unknown disse...

Amigo curiosamente eu encontrei duas árvores desta fruta no pátio do hospital Pirituba aqui em São Paulo.

eloisabuenoferr@gmail.com disse...

ode encontrar,minha irma precisa muito desta fruta para fazermos remedio,para as dores....whatsaap 11946811409 preciso urgente qual o valor pode enviar me,? moro em sp me dciona para tratarmos

Postar um comentário