Principal via de ligação da zona leste com a zona norte da cidade, a Rua Piratuba é sinônimo de perigo para os motoristas que precisam passar pelo local todos os dias. O calçamento precário e a falta de manutenção são as principais queixas dos condutores e também de quem mora nas proximidades. Milhares de joinvilenses utilizam a via, principalmente, como caminho para o trabalho. A rua liga o bairro Iririú - um dos mais populosos da cidade - com o bairro Bom Retiro - que conta com uma grande concentração de indústrias e pequenas empresas.
O vendedor Anderson Pereira, 29, reclama das promessas não cumpridas de pavimentação na rua. "Desde 1996, os candidatos à prefeitura sempre prometem asfaltar a Piratuba. Já se passaram 15 anos e até agora nada", afirma. Anderson ainda diz já ter visto vários acidentes na via. "Não é difícil ver motoqueiro caindo sozinho por aqui. Esses buracos já derrubaram muita gente."
Além dos buracos, que muitas vezes demoram meses para serem reparados pelos órgãos responsáveis, as ondulações no calçamento irregular da via causam medo em quem passa de carro ou moto pelo local. A Rua Piratuba tem apenas 1,7 km de extensão, mas conta com vários pontos críticos, provocados principalmente pelo grande tráfego de caminhões na região.
Outra importante rua da região norte também sofre com o calçamento irregular. Uma das principais vias de ligação com o bairro Costa e Silva, a Rua Prudente de Moraes é alvo constante de críticas de motoristas e moradores do local. Com 1,5 km de extensão, a via também sofre com a falta de reparos no calçamento. Os buracos, cada vez mais constantes, incomodam quem passa pela rua. "É um perigo até andar de bicicleta. Sempre tem alguns motoristas que jogam o carro pra perto da calçada, tentando desviar dos buracos", reclama o operário Nilton Carvalho.
Na opinião de moradores da região, a pavimentação acabaria com diversos problemas da rua e diminuiria o número de acidentes. Mas segundo o SEINFRA (Secretaria de Infra-estrutura Urbana), responsável pelas obras na cidade, não há previsão para a implantação de aslfalto em nenhuma das duas ruas.
Por: João Roberto de Lima
0 comentários:
Postar um comentário