Balanço, escorregador, academia da melhor idade e a falta de iluminação. Esta é a situação da Área de Lazer Henrique Frederico Grun do Rio Bonito. A obra, que foi entregue à comunidade dia 06/10/2010 e que deveria ser distração para a população, esta há oito meses sem iluminação e tem se tornado ponto de encontro para usuários de droga.
Leidi Diana do Nascimento, 19 anos, diz que não adianta ter uma área de lazer se não há iluminação, pois isso torna o local inseguro. "Num sábado à noite, uma família não pode ir lá, pois a falta de iluminação atrai pessoas mal intencionadas", afirma. Outro problema para a comunidade é a falta de um professor para auxiliar os usuários na realização de exercícios na praça. Segundo moradores, a presença de um professor só aconteceu nos primeiros meses após a entrega da obra.
Para Josué Zacarias Formigari, 20 anos, a obra está inacabada. "Colocaram uma placa como se a obra estivesse concluída, mas é visível a falta de algumas coisas", declara o estudante. O descaso maior com a população, segundo Josué, vem de políticos da região que são moradores do bairro. "Eles não dão a mínima pra nossa região. Eles vieram aqui e fizeram pra dizer que fizeram, pra garantir o seu voto aqui." Josué falou também sobre a presença de usuários de droga na praça, durante a noite, e disse ser necessária a presença de alguém para fiscalizá-la.
A Seinfra (Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville), responsável pela obra, afirma que essa obra já está no projeto da Prefeitura. A demora na instalação de energia ocorreu porque o contrato com a Luminapar, empresa responsável pela instalação elétrica da obra, foi ilegal, já que a empresa foi contratada sem processo licitatório. Foi preciso uma licitação para contratar outra empresa. O SQE Luz (consórcio que venceu a licitação, formado pelas empresas Sadenco, Quantum e Enerconsult) já está realizando as obras de manutenção e instalação elétrica. Segundo informações da Seinfra, a instalação da energia elétrica na Área de Lazer será feita até o mês de julho.
Conforme a Felej (Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville), uma pessoa auxiliava a comunidade do Rio Bonito nos exercícios, na praça, até o ano passado, porém ela foi morar no bairro Nova Brasília. A fundação tem um convênio com a Univille, e esta oferece bolsa de estudos aos alunos da faculdade de Educação Física que atendem à população na região onde moram. Não há ninguém auxiliando a população porque não há nenhum estudante que more próximo à praça, já que a Felej não disponibiliza a passagem. A fundação busca novos parceiros para melhor atender à população.
Texto e fotos: Mateus Formigari
0 comentários:
Postar um comentário