quarta-feira, 1 de junho de 2011

Piratas

Os Piratas são conhecidos como marginais que cruzam os mares para promover os saques de navios e invadir as cidades para obter riquezas.
Eles navegam nas rotas comerciais com o objetivo de apoderarem-se das riquezas alheias, que pertencessem a mercadores, navios do estado ou povoações e mesmo cidades costeiras, capturando tudo o que tivesse valor (desde metais e pedras preciosas a bens) e fazendo reféns, para extorquir resgates. Normalmente esses reféns eram as pessoas mais importantes e ricas para que, assim, o pedido de resgate pudesse ser mais elevado. Com nada para distrair os piratas sanguinários, conflitos e lutas eram comuns. Era nessas alturas que o capitão intervinha e controlava-os com medo ou respeito. O capitão não tinha a última palavra, pois em muitos casos o navio pirata era dirigido democraticamente. Nas viagens de longa duração, o racionamento de comida era o maior desafio para os piratas. Eles muniam-se de cerveja engarrafada antes das viagens longas, pois a água rapidamente se deixava de ser potável, devido ao seu sabor salgado. De início, os piratas detestavam os biscoitos duros que duravam muito tempo; embora para as longas viagens se munissem de lima, como abastecedor de vitamina C. Se tivessem sorte, os piratas podiam ter algumas galinhas a bordo, que lhes davam ovos e carne.

Com um jeito novo de se fazer piratas. Itapema, conta com o barco Piratão (foto abaixo), para passeio em alta e baixa temporada. Têm capacidade para agregar 220 pessoas, bar a bordo e som ambiente. A empresa Mar Del Plata Tur (responsável pela “viagem”), percorre toda a extensão da Meia Praia e logo entrar em águas mornas e cristalinas da Praia de Perequê e da conhecida enseada do Caxad’aço na cidade de Porto Belo, onde atracam para que você possa banhar-se e desfrutar de todo o conforto e beleza da praia. Na hora de voltar ao passeio, é possível admirar a principal atração do município: a Ilha João da Cunha, também conhecida como Ilha de Porto Belo, a 900 metros do continente. Logo após se retorna para o ponto de partida.

Para obter mais informações sobre o passeio, visite o Canto da Praia – Itapema.





Silvana Müller

Informações retiradas dos sites:

barcopirata.com e pt.wikipedia.org/wiki/Pirata.

1 comentários:

Postar um comentário