sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dia do orgulho nerd


O dia da toalha, comemorado na última quarta-feira, é uma homenagem ao escritor Douglas Adams – e sua série O guia do Mochileiro das Galáxias. (Confira o post sobre o dia da toalha aqui)

A série de Adams virou símbolo da cultura nerd, e, portanto a data ficou conhecida também como: dia do orgulho nerd.

A palavra NERD tem sua origem na sigla Northern Electric Research and Development, atribuída à indivíduos que trabalhavam em laboratórios de tecnologia e passavam noites em claro desenvolvendo suas pesquisas. A palavra serve para designar àquelas pessoas que exercem intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Pode caracterizar também indivíduos com inteligência acima da média, ou conhecimento avançado em determinados assuntos.
Segundo uma definição de Lia Portocarrero Amancio, "…é o rapaz (ou moça) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar."

Os nerds que antes sofriam preconceitos e eram estereotipados ganham cada vez mais destaque como personagem de livros, HQ’s*, mangás*, jogos, filmes e etc ganhando até mesmo séries inteiras como The Big Bang Theory.

Os nerds – também conhecidos no Brasil como CDF’s – dividem-se em vários subgrupos:

Geeks: São os nerds apaixonados por tecnologia, chamados também de tecnonerds. Seus interesses direcionam-se para ciência e informática. Aquele que sabe desmontar todo e qualquer aparelho e conhece qualquer mecanismo antes de todo mundo já pode ser considerado tecnonerd.

Otaku: É o nerd fã de animes e mangás, convenções de cosplay e desenhos japoneses. Além de interessados pela cultura e língua japonesa sabem o nome de cada bairro de Tóquio e se possível se vestem como seus personagens preferidos (cosplayers).

Rpgistas: Viciados em RPG (Role Playing Games), ou seja, fanáticos por jogos de interpretação pessoal que tratam geralmente de realidades medievais.

Gamers: Nerds viciados em todo e qualquer tipo de jogo. São sempre os primeiros a terminar qualquer game além de possuírem um enorme acervo de conhecimento sobre o enredo dos jogos e como eles foram feitos.

Colecionadores de HQ: São aqueles que colecionam histórias em quadrinhos, dos mais clássicos aos mais raros como a edição do casamento do Homem-Aranha, por exemplo.

Fanboy: Nerd aficionado por uma marca ou produto. Um grande exemplo desse grupo são os nintendistas (obcecados nela Nintendo e seus produtos).

Fanbase/Fandom: Nerd fanático por uma obra, ou um grupo de obras específicas. Alguns deles são:

Lord of the Rings Fans: Fanáticos do universo de O Senhor dos Anéis;

Star Warriors, do universo de Star Wars;

Trekkies, do universo de Star Trek;

Potteretes, fans de Harry Potter.






Por Pamela Caitano
Agradecimentos para o Lukas e o Kisho Yamashiko que colaboraram com as fotos.

* HQ: história em quadrinho

*Mangá: histórias em quadrinho feitas no estilo japonês

4 comentários:

Mariana Amaral disse...

Os Rpgistas são os melhores. E viva o orgulho nerd. : )

Amei a foto do cubo mágico! *-*

Pamela disse...

Os rpgistas de vampiros então... (:
Pena que ele está estragado e não monta u_u

Sabrina Idalêncio disse...

Descobri que não sou nerd :/
Hehehehe!
Boa matéria! Tema muito legal!

Pamela disse...

nem fandom? ):
Obrigada caloura !

Postar um comentário