sexta-feira, 27 de maio de 2011

Experimento Filme P&b

No laboratório de fotografia, hoje, foram realizadas algumas cópias das fotos do experimento do filme de 20 poses Preto & Branco com a Câmera Olympus Trip 35. Uma relíquia, encontrada na casa de Manoel Cecílio Claudino, avô deste que vos escreve. Com mais de 40 anos, a câmera ainda proporciona registros excelentes.





Algumas informações técnicas sobre a câmera:

Tipo: Compacta;

Filme: 35mm;

Lente: Fixa (D Zuiko F2.8 - 40mm);

Obturador: 1/40s ou 1/200s;

Modos de foco: 1m / 1,5m / 3m / infinito;

ISO/ASA: 25 – 400;

Flash: Externo;

Peso: 410g.




A Olympus Trip 35 é uma câmera compacta produzida entre 1967 e 1984 pela Olympus. A câmera foi muito popular na década de 1970 com mais de dez milhões de unidades vendidas.

A Trip só tem um tipo de controle, que é o foco. Há quatro posições fixas, em que se estima a distância entre o sujeito e a câmera: 1m, 1,5m, 3m e infinito. Há um anel de seleção de abertura, mas que só é utilizado no modo flash, no qual o obturador funciona em 1/40. Do contrário, ele é fixo em 1/250.

Sendo uma câmera pequena, leve, silenciosa e de fácil manuseio, mas com lentes Zuiko (f2.8, 40mm) de boa qualidade, a Trip permite uma grande liberdade e fomenta o uso criativo; não é à toa que muitos adeptos da lomografia a utilizam.

Porém, a modificação da abertura também pode ser usada sem o flash, pois permite enganar a câmera, sabendo-se que a velocidade fixar-se-á em 1/40, e assim poder manipulá-la para o controle da luz. A câmera possui fotômetro automático que analisa a composição da luz pelos "gominhos" que caracterizam o design ao redor da lente. Ao captar a luz ideal, regulando velocidade e abertura, o obturador é liberado. Enquanto estiver escuro é bloqueado.

Para explicar, lomografia é a arte de fotografar com uma câmera Lomo, a primeira empresa a produzir maciçamente máquinas pequenas, robustas e fáceis de usar. Consiste em fotografar ao acaso, de forma imprevisível. A Lomografia não é uma fotografia encenada, produzida; é uma fotografia do quotidiano. A produção iniciou em 1982, na URSS, quando o general Igor Petrowitsch Kornitzky, Ministro da Indústria e da Defesa da URSS, a ordenou ao diretor da empresa LOMO, Michael Pantiloff.


Abaixo alguns “copiões” que foram realizados no laboratório, escolhemos a foto que tinha mais contraste para ampliar. Inclusive fechamos o obturador em cerca de 1.5 para escurecer um pouco mais:







Texto por Luis Gustavo Varela
Fotos: Luis Gustavo Varela e Pena Filho
Fonte: FOTOJORNALISMOS.
"Lomografia - O que é?". Disponível em http://fotojornalismos.blogspot.com/2006/01/lomografia-o-que.html . Acesso em 27 de mai. 2011 às 23:15 h.

0 comentários:

Postar um comentário