segunda-feira, 30 de maio de 2011

O amor que só os cães podem dar


Focinhos molhados, olhos carentes, patinhas contentes. O Abrigo Animal, criado em 2002, tem cerca de seiscentos cães muito bem cuidados por Mário e Osnilda Bachtold. Os cães que chegam ao Abrigo, geralmente mal tratados, recebem tratamento veterinário, e as fêmeas são castradas.

Em média, são gastos 200 kg de ração todos os dias para alimentar a turma alvoroçada. Toda essa ração vem de doações e da ajuda de R$ 7500,00 recebidos da Prefeitura, que também fornece R$ 5400,00 para gastos com procedimentos veterinários.

Entre os vários cães do abrigo, alguns se destacam. Dinho recebe a todos com pulos de alegria.


Coragem é medroso de dar dó.


Quatrocentos tem esse nome devido ao dinheiro gasto em seu tratamento, após um atropelamento que quase tirou sua vida.


Atualmente cerca de 4 funcionários ajudam a manter a ordem e a limpeza do canil, pela manhã, são trocados as águas, os jornais, as rações, e efetuado a limpeza total do abrigo. "Se me perguntam o que quero de doação, digo que é produto de limpeza, pois ração, consigo comprar mais barato", comenta o Sr. Mário.

Durante toda sua vida, ele e sua mulher se dedicaram ao amor que sentem pelos cães. Começaram com um cachorro, depois dois, e quando viram ,sua casa no bairro Glória já estava cheia deles, o que os obrigou a mudarem para o Sitio no Vila Nova. Na casa do casal há cerca de 92 cães, já velhos, ou com algum problema físico, cães que ela sabe que dificilmente serão adotado.

Osnilda não entende o que motiva as pessoas a abandonarem os animais, e usa o termo "descartado" para queixar-se sobre o assunto. Desde a criação do abrigo, as historias que viu de cães maltratados, só aumentaram a indignação da Senhora, que sabe o nome de todos os cães que moram com ela e os ama por igual.

Entre filhotes e “velhinhos”, o Abrigo Animal, assim como outras ONG’s de Joinville, ajudam aqueles que só querem uma coisa: carinho.

Adote um amigo! O Abrigo Animal fica na Estrada Blumenau, bairro Vila Nova.

Texto: Juliane Guerreiro

Fotos: Cláudia Marques

2 comentários:

Leandro disse...

Gostei de matéria, parabéns!

Sabrina Idalêncio disse...

Bom texto, tema pertinente e ótimas fotos. Trabalho digno de estudantes de Jornalismo!
Parabéns, meninas!

Postar um comentário