quinta-feira, 9 de junho de 2011

A subida da Santa

Lúcia Herdt Soethe uma adorável senhora de 75 anos ,que eu tenho o privilégio de chamar de vó, presenciou por volta de 1955 a subida da imagem de Santa Salete para o alto do morro da Barra Santa Salete no Paraná. Lúcia tinha 14 anos e recorda muito bem dessa peregrinação que fez junto com os pais os irmãos e a comunidade.

A , quero dizer, Lúcia contou que naquela época não havia estrada e o caminho foi aberto pelo o próprio pai através da foice adentrando a mata virgem. A imagem que tinha o tamanho de uma pessoa foi empurrada morro acima por carros de boi, comuns naquela época.

A população foi comovida por uma promessa feita por um morador Guilherme Stipp, então todos subiram o morro junto com ele rezando o terço. E após chegar ao topo celebraram com uma singela missa, pois a comunidade era tão pequena que nem padre tinha, e depois da missa houve uma confraternização.

Hoje em dia o local virou rota de peregrinação dos devotos que sobem o morro em busca de graças e em pagamento de promessas. Lucia refez esse trajeto há poucos meses atrás, mas dessa fez acompanhada de toda a família, a devoção é tamanha que uma das filhas dela recebeu o nome de Melânia em homenagem a uma das crianças que segundo histórias religiosas presenciou a aparição de Nossa Senhora, em La Salete nas montanhas da França.










Texto e fotos por Nayara Soethe.

*Colaboração de Laísa Soethe

3 comentários:

Leandro disse...

Gostei da matéria e das fotos, parabéns!

Paulo Ricardo disse...

Muito boa sua matéria, espero que continue assim....

Edina disse...

PARABÉNS...SE SURPREENDERÁS A CADA DIA ASSIM COMO ENCANTA TODA FAMÍLIA A CADA PASSO QUE MUDAS...SORTE E SUCESSO!!!

Postar um comentário