terça-feira, 5 de julho de 2011

Artesanato também é atração em Campo Alegre





Várias oficinas de artesanato e gastronomia estão ocorrendo durante esta semana do Festival de Inverno em Campo Alegre. Uma delas é a de patchwork, ministrada por Sirlene Welter, conhecida como Nena.
O patchwork é um artesanato produzido com retalhos de tecidos, todos emendados. É possível produzir bolsas, cortinas, móbiles, pesos de porta, decorações de datas como Natal e Páscoa, cachecóis, tapetes e enfeites para incrementar roupas e bolsas.
Sirlene conta ter iniciado no artesanato ao fazer um curso acompanhando uma amiga, há mais de dez anos. “Nem imaginava que ia gostar tanto. Hoje, é uma realização minha”. Nena possui ateliê em sua casa e recebe visitas de vários grupos com freqüência. “Sempre ensino aos meus alunos a importância da base. Se uma casa não for construída em cima de alicerces bem feitos, ela desmorona. Assim também é no artesanato”.
 A artesã considera o artesanato bem aceito atualmente, mas admite que suas peças são mais procuradas por turistas do que por pessoas da cidade. “Muita gente graduada vem aqui aprender artesanato para incrementar a renda. Já vendi minhas peças para pessoas de várias partes do Brasil”, conta. Sirlene possui, em seu ateliê, peças que custam a partir de R$ 3,00. “O preço varia, mas depende do trabalho que tive. Às vezes, passo uma semana inteira trabalhando em uma única peça”. O material utilizado são as sobras de tecido da têxtil Buddemeyer, de São Bento do Sul.
Ainda há vagas para quem tem interesse em cursar a oficina de Patchwork. Ocorre hoje, das 13h30 às 17h. A taxa de inscrição custa R$ 10,00 e a idade mínima é de 16 anos. Confira a progrmação completa do Festival de Inverno no site http://campoalegreturismo.com.br/noticias/show_news.php?category=15

Por Sabrina Idalêncio

0 comentários:

Postar um comentário