sábado, 9 de julho de 2011

Rubens da Cunha em Campo Alegre





Na tarde de ontem, o escritor Rubens da Cunha esteve na Feira do Livro, em Campo Alegre, para lançar seu livro “Crônicas de Gato”. A obra é a primeira publicação destinada ao público infanto-juvenil produzida pelo autor. Graduado em Letras, Rubens é doutorando em Literatura. Também é autor dos livros “Campo do Avesso”, “Casa de Paragens” e “Aço e Nada”. Suas principais influências são as poetisas Cora Coralina, Clarice Lispector e Hil Hilst.
Durante a visita a Campo Alegre, o escritor leu o livro recém-lançado para alunos da rede municipal de ensino e tratou dos aspectos gerais da crônica. “A crônica não é uma história com começo, meio e fim, nem envolve personagens”, falou aos estudantes. Rubens recomenda para o público infanto-juvenil  autores como Pedro Bandeira e Rubem Braga. “Para escrever boas crônicas, é preciso ler boas crônicas. E para entender boas crônicas, é importante saber o que acontece no mundo. Um cronista ativo quase sempre trata de assuntos contemporâneos”.
Rubens conta que o principal objetivo da visita é mostrar aos estudantes a atividade da escrita como natural, sem endeusar o escritor. “Eles passam a perceber que também possuem capacidade para produzir textos”. Rubens se surpreendeu com a curiosidade de um dos alunos. “No meio da conversa, alguém levantou a mão e perguntou: ‘o que é crônica?’. Fiquei quase sem resposta, pois não há defininição exata”.
O escritor conta que iniciou sua carreira literária há 15 anos, por se tratar de um sonho antigo. “Possuo formação em comércio exterior e atuei na área por muito tempo. Escrevia como amador mesmo, mas já participava de grupos de poemas”. Em 2001, lançou seu primeiro livro. “Publicar permite realizar oficinas e cursos. Nem é tanto pela venda”.  Rubens possui blog e afirma que a internet é uma grande aliada de quem escreve. “Sem essa comunicação, eu não conseguiria leitores de várias partes do país, e até de Portugal”. Apesar disso, seus livros ainda não estão disponíveis para download. Rubens da Cunha publica semanalmente suas crônicas no jornal ANotícia.

Por Sabrina Idalêncio

1 comentários:

Amanda Dellani disse...

Bom dia.
Venho privilegiar esse grande escritor que é o Rubens da Cunha, no qual tive o prazer de receber autografado os livros "Aço e Nada" e "Vertebrais". Prabéns pelo Blog Nossa Pauta, pois devemos valorizar os talentos que temos na cidadee, e o Rubens é um bom exemplo de admiração.

Postar um comentário