domingo, 31 de julho de 2011

MICROFONE NO CHÃO DO PALCO, por Paula Albino

Foto: Paula Albino

O nosso corpo apresenta uma elasticidade incrível. Para cima, para baixo, para um lado, para o outro, para frente, para trás, enfim, os sentidos e direções são possíveis dependendo da flexibilidade conquistada   pelo  "dono" do corpo. Balé, Jazz, Street, Sapateado e outros inúmeros termos são os nomes dados aos estilos de dança conhecidos.  

Cada estilo exige um ritmo, uma sequência de movimentos, uma expressão. Talvez um dos estilos que mais encanta o público adulto seja o Sapateado. É um estilo originalmente irlandês, no qual os dançarinos produzem sons sincopados, ritmados com os pés. A velocidade com que alguns artistas trabalham seus pés no palco hipnotiza os olhos atentos da plateia. 

Foto: Paula Albino

Talvez o que não fique tão evidente sejam os microfones colocados no chão do palco. O objetivo é fazer com que o som das batidas dos sapatos especiais utilizados neste tipo de dança seja bem audível e alcance todos os ouvidos!
Foto: Internet

O sapateado traz consigo uma imagem elegante de explorar a dança.  Ao pesquisar um pouco mais sobre o assunto, descobrimos que é uma mistura do sapateado inglês, dança irlandesa e a dança africana com tambores, ritmos e movimentos. As danças africanas estão diretamente ligadas à natureza do sapateado com brincadeiras de danças rítmicas com batidas de tambor. O sapateado também contém os movimentos populares realizados no estilo Swing e Lindy Hop, e a leveza tão comum da valsa e Foxtrot. Então, basicamente, é uma mistura de vários elementos.

Foto: Paula Albino

Podendo ser apresentado individual ou em grupo, o sapateado encanta dançarinos de todas as idades. Apesar de exigir certa rapidez e agilidade com as pernas e pés, não afasta nem os mais experientes do palco. Aliás, devido à rapidez, o efeito de algumas fotos ficou digno de aplausos!
Foto: Paula Albino

Professor e Coreógrafo Charles Renato, de São José dos Campos - SP.
Foto: Paula Albino

O festival foi de dança, mas muitas outras sensações e emoções foram vividas neste evento que reúne milhares de pessoas na cidade de Joinville anualmente. A apresentação de quinta-feira, 28 de julho, foi apenas uma das noites inesquecíveis que agora já fazem parte da história. 

0 comentários:

Postar um comentário