quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cuidados fundamentais com as ovelhas em Campo Alegre







Campo Alegre é a Capital Estadual da Ovelha. Possui, inclusive, a ovelha orgânica. Por lá, os ovinos se adaptam bem, e o frio é um dos motivos.
Segundo o criador de ovelhas e proprietário da Chácara Richardora, Áureo Merkle, o principal cuidado com os animais nessa época do ano é em dar as vacinas adequadas para evitar verminoses. “O inverno é a época em que as ovelhas dão cria e nascem as ovelhinhas. Eles nascem entre os meses de julho e agosto”, conta. O período de gestação de uma matriz (ovelha usada para reprodução) é de cinco meses, e ao nascer o borrego alimenta-se do leite materno. “Esses animais não tem problemas com o frio. É até melhor que nasçam agora do que no verão. Coisas da natureza”.
Em sua propriedade, Áureo possui cerca de 600 ovelhas. As raças Texel e Ille de France são as mais indicadas para o clima serrano. “Elas tem o pelo grosso, uma grande vantagem. A tosa só ocorre nos meses de novembro e dezembro, mas aqui não comercializamos a lã”. Segundo Áureo, essas duas raças engordam mais rapidamente e tem a carne mais valorizada. Na propriedade, há também a ovelha crioula, a famosa “ovelha negra”, mas ela não é comercializada.
As ovelhas da Chácara Richardora vão para o abate com seis ou sete meses. “É por isso que chamamos de cordeiro. Ainda não é ovelha adulta, mas só vão para o abate animais que pesam a partir de 45 quilos”. O cordeiro é abatido em Rio Negrinho e, depois, embalado. “São feitos os cortes nobres carré e t-bone. Além deles há os tradicionais, como pernil, paleta e costela”. A carne produzida na Chácara Richardora é comercializada nas cidades de Joinville e Curitiba. Em Campo Alegre, pode ser adquirida apenas na Casa da Colônia.

Cartaz: Divulgação
O cordeiro é ingrediente básico da gastronomia local. Neste final de semana, o Festival de Inverno traz o Festival Gastronômico, do qual vários restaurantes do município participam. Para mais informações, acesse http://campoalegreturismo.com.br/noticias/show_news.php?category=15

Por Sabrina Idalêncio

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Sabrina muito massa a sua matéria.

Postar um comentário