quarta-feira, 6 de julho de 2011

Entrevero de pinhão: um prato típico e original dos tropeiros da Serra

Neste sábado, o Restaurante Cachorrão entra no clima do Festival de Inverno com cardápio especial, incluindo o tradicional entrevero de pinhão. O local construído em madeira rústica tem fogão a lenha e decoração antiga campeira. Canecos das festas tradicionais da região dos anos 1970, discos dos mais variados gêneros e aparelhos eletrônicos antigos (rádio, TV, máquina de escrever) são os destaques, todos expostos de maneira criativa pelo proprietário Claudio Idalêncio. “A maioria desses objetos foram doados. Se não estivessem aqui, provavelmente não existiriam mais”.
Claudio sempre sonhou em ter o seu próprio negócio, até um dia surgir a oportunidade. “Fui demitido do meu antigo emprego e resolvi tentar. Com trabalho, fé em Deus, e muito controle, consegui. Já faz dez anos”. Hoje, serve uma média de 40 refeições diárias. Localizado na Rodovia SC 301, em Campo Alegre, o restaurante fica aberto das 11h até as 14h, de segunda a sábado.
Prato típico dos tropeiros, o entrevero era feito com tudo o que tinha nos lugares que eles ficavam. “É por isso que existem tantas receitas diferentes”, completa Claudio. Além do entrevero, o cardápio de sábado no restaurante conta com feijoada, paçoca de pinhão e arroz carreteiro.
Abaixo, segue a receita.   









                             
Entrevero de Pinhão
500 gr. carne de gado
500 gr. de peito de frango
500 gr. de carne suína
500 gr. pinhão cozido e cortado em quatro, no sentido
de comprido
Uma xícara de bacon em fatias
100 gr. de linguiça calabresa cortada em pequenos cubos
100 gr. de bacon picado
04 tomates picados
01 cebola grande picada
Sal, alho, pimenta-do-reino e tempero verde a gosto.
Modo de preparo
Primeiro, refogue o bacon e a carne de porco. Acrescente as outras carnes e refogue também. Pode deixar tudo por 20 minutos. Depois disso, coloca junto o pinhão e os temperos. Misture bem e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Bom apetite!


Por Sabrina Idalêncio

4 comentários:

cacau disse...

Ótima matéria, meu pai também se chama Cláudio

PASCOM - Rosilene disse...

hummmm....tá chique esse meu irmão!!!!
Leninha

Sabrina Idalêncio disse...

A diferença é que o meu nome não é Claudia, né Cacau?

Olha só, minha tia lê minhas postagens. Sim, o seu irmão é muuito chique. Microempresário do ramo gastronômico importantíssimo! Hahaha.
Mas ele faz questão de dizer que o orgulho dele é a filha jornalista *-*

Pamela disse...

Vou testar a receita no Domingo, ai de ti se não for boa. rs

Postar um comentário