quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Como todo carnaval tem seu fim... todo festival também

Ao apagar das luzes, os aplausos entusiasmados encerraram o 29° Festival de Dança de Joinville. No sábado, a noite dos campeões deu término, em grande estilo, ao evento que todo ano coloca a cidade para dançar. Bailarinos de várias regiões do país subiram ao palco para mostrar suas habilidades corpóreas e deram um verdadeiro show de técnica e arte. 

Cada movimento e cada mudança de luz, no entanto, pareciam desafiar os fotógrafos. Os olhos estavam compenetrados nos passos, tentando congelá-los com a maior precisão possível; as mãos, entre o zoom e o foco, procuravam captar os detalhes, as expressões e as sensações, a fim de transpor à fotografia a nitidez e a beleza do momento. 

À medida que os sapatos batiam no chão, o coração pulava no peito; a máquina girava acompanhando os movimentos, à espera do instante decisivo. Uma mistura de ansiedade e prazer compôs a sinfonia que me embalou noite adentro.  


Cia de Dança Kahal, vencedora do programa "Se ela dança, eu danço" do SBT, participou da abertura do Festival.


Na categoria Danças Populares - Conjunto - Categoria Sênior - o campeão foi o Grupo de Dança da Academia Corpo Livre, de Joinville, com a coreografia Tambores da Bahia.

 O grupo arrancou aplausos da platéia




A segunda apresentação trouxe ao palco o bailarino Adhonay Soares, indicado para participar do Youth America Grand Prix, em Nova Iorque, em 2012.



O bailarino Filipe Sampaio, do grupo Banana Broadway - BBCamp de Campinas, levou o troféu na categoria Sapateado - Solo Masculino - Categoria Sênior.



Verdadeiro espetáculo: coordenação, sincronia e elegância. O Grupo Especial encantou a platéia com a coreografia Nuages.






A bailarina Scarlet M. R. de Oliveira foi a campeã da categoria Jazz - Solo Feminino - Categoria Avançada.


Com passos contidos e bem marcados, o grupo D-Efeitos, de São Paulo, levou a melhor em Danças Urbanas - Trio - Categoria Avançada.



Cia Pavilhão D ganhou a competição em Danças Contemporâneas - Conjunto - Categoria Avançada.


Daniel Robert Silva, bailarino indicado para participar do Grand Prix de Lausane, na Suíça,brilhou no palco.


Com classe e elegância, a décima terceira apresentação foi do grupo Cia de Dança Vera Passos, de Fortaleza, ganhadores da Categoria Sapateado - Conjunto- Categoria Sênior. 



O Ballet Clássico de Repertório - Grand Pas-De-Deux - Categoria Avançada deu a vitória ao Grupo de Dança da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, o qual apresentou-se com muita graça ao público.


Por Patricia Stahl Gaglioti


















4 comentários:

Silvana disse...

Lindas as fotos... Parabéns!

Anônimo disse...

Nossa Paty, vc sempre arrasando com a sua redação e as fotos estão demais!!!! sou sua fã! Beijos querida.

Mateus Formigari disse...

Que fotos lindas! O seu texto ficou muito bom. Achei, porém, que você deveria ter trabalhado um pouquinho mais o seu título, mas mesmo assim ficou bom. Por favor, Paty, não fique chateada. É só uma dica, blz? Abraços e parabéns.

Ahlan Dias disse...

Sua matéria está estupenda! Gostei muito dos registros que enfatizam a sicronia na dança. Movimento, cor e volume. Eu, particularmente gostei muito do título, pela alusão à musica dos Los Hermanos. Parabéns pela dedicação!

Postar um comentário