sábado, 13 de agosto de 2011

O homem que sabia demais

Sir Alfred Joseph Hitchcock hoje faria anos. O cineasta, considerado o mestre dos filmes de suspense, popularmente conhecido como Hitchcock, deixou um legado não só para o cinema, com suas obras, mas para também criando técnicas que permanecem até hoje.

Alfred Hitchcock nasceu em Leytonstone, atual Londres. Aos 14 anos já desenvolvia trabalhos de design gráfico. Aos 21 anos, trabalhando para a Paramount Pictures, aprendeu a criar e editar roteiros. Anos depois, na Universum Film AG na Alemanha, depois de abandonar o projeto do seu primeiro filme – Number Thirteen – foi promovido a diretor do filme The Plesure Garden. Em 1926 estreou naquele tema que o consagraria: o suspense, com o filme The Lodger: A Story of the London Fog  (br: O Locatário), seu primeiro sucesso. A partir daí, Hitchcock faria pelo menos uma aparição em cada uma de suas produções, o que se tornaria uma das suas marcas.
 



Características do cinema de Hitchcock:


Suspense
O suspense nos filmes do cineasta é acentuado pelo jogo de som e luz. A ansiedade do espectador aumenta gradativamente conforme a cena, recebendo informações que o personagem desconhece, que causa a tensão tão características em seus filmes.

Voyeur
Hitchcock traz uma novidade ao cinema: o espectador como voyeur. Há cenas em vários de seus filmes em que o personagem interage com o espectador, como se soubesse que está sendo assistido.

Técnica de fotografia
No filme Vertigo (br: Vertigem) Alfred cria uma técnica que seria então explorada por cineastas e fotógrafos até os dias de hoje. A captura com visão aérea e vertical de lugares altos, causando em quem vê, uma sensação de vertigem.

Por Pamela Caitano.
Obs: a foto de Hitchcock foi retirada da internet por motivos óbvios.

0 comentários:

Postar um comentário