terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vereador Belini pode deixar o PT após propostas de partidos

As disputas internas do PT de Joinville podem desmanchar a bancada da sigla

O vereador Belini Meurer já tem destino caso a bancada do PT, em Joinville, resolva sair em função da permanência de Adilson Mariano, o qual sofre com pedido de desfiliação desde 1° de julho. “Já recebi convites do PMDB, do PPS e do PDT. Não há como continuar no partido caso nosso time se dissolva”, disse. Segundo Belini, que sempre teve boa relação com Mariano, as ações deste foram para trocar de partido.

Manoel Bento, vereador de Joinville e principal articulador do PT, disse que há uma divergência profunda no campo político. “Os principais problemas nem foram por conta das manifestações contra o governo durante a greve, mas uma sequência de acontecimentos que resultam nessas atitudes”, disse. Bento cita como exemplo a escolha do candidato a vice-presidente no lançamento da chapa do PT com Lula, no ano de 2002. “Desde lá ocorrem divergências. Nesse episódio, a primeira coisa que a tendência Esquerda Marxista fez, foi se posicionar contra José Alencar, escolha da maioria do partido”.

Segundo Bento, é importante a política de aliança e a política econômica no Brasil de hoje. “Só se governa se houver alianças, talvez num futuro não seja mais preciso. Mariano não entende que deve recuar e se alinhar com o programa do partido. Isso causa situações de isolamento e desgastes”, comenta.

Belini declara ainda que a tendência de Mariano mais parece um partido dentro do PT. “Eles tem até sede própria, o que não é permitido pelo estatuto”, destaca. Para ele, a política é o ponto de acordo entre as forças que se digladiam. "Por isso sempre tive um bom relacionamento também com o DEM e o PSDB”.

Na visão de Mariano, as divergências políticas são processos naturais entre tendências. “O que não é natural é a expulsão. Tudo poderia ser resolvido se houvesse democracia”, afirma. Segundo ele, não precisavam abrir um processo de expulsão. “Na base do diálogo interno é que deviríamos nos entender”.

Mariano ainda analisa que, com relação às expectativas do PT em Joinville, o governo deve atender às reivindicações e intervir nas bases, pois há um desgaste da imagem do partido na cidade, mas que é possível reverter. Questionado sobre a próxima eleição, destaca: “É natural ir à reeleição, até mesmo para comparação de gestões”.

Bento reforçou ao dizer que foram dados prazos para diálogo antes do encaminhamento à executiva do PT-SC. Mas o vereador já se contentou ao ouvir de Mariano o comprometimento de que vai seguir as orientações do diretório municipal, após arquivamento do processo.



Plenária do PT a favor da permanência de Mariano no partido


Apoio à greve dos servidores

Sessão da Câmara no dia 16 de agosto

Bancada do PT na câmara
Por Luis Gustavo Varela (@lg_varela)

0 comentários:

Postar um comentário