domingo, 14 de agosto de 2011

Finalmente, o parque

Há tempo os joinvilenses pedem por um parque e, ao que parece, finalmente a cidade será  presenteada com um. 
O Parque da Cidade está previsto para ser entregue no início de outubro, isso se o tempo ajudar – como afirma Francisco Ulmiro, da Construtora Viseu. Sua área total de 37.404 metros quadrados será dividida em três partes. A primeira localiza-se ao lado da Arena, na rua Inácio Bastos, a segunda na rua do Bera e a terceira na Graciosa, ao lado da Ponte dos Trabalhadores.
O custo da obra será de R$ 4.072.581,14. Desse valor, 80% será pago pelo Fonplata (Fondo para el Desarollo da la Cuenca del Plata), um fundo criado no Tratado da Bacia do Prata, em 1969; os outros 20% serão pagos pela Prefeitura.
O parque faz parte do Programa Linha Verde, da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville, (Ippuj), que prevê a construção ou restauração de parques da cidade. As obras estão sendo executadas pelas construtoras Viseu e Infrasul.
Desde a gestão do prefeito Tebaldi, a população e as associações do comércio cobram o poder público pela criação de áreas de lazer. Somente agora, entretanto, no percurso entre liberação de verba e processos licitatórios, a obra está sendo executada. Segundo Osvaldo Bettel, presidente da Associação de Moradores do Bairro Guanabara, entre outros projetos, o do Parque da Cidade foi escolhido por causa de sua localização, a qual abrange os bairros do Boa Vista, Guanabara e Bucarein.
Ainda segundo Bettel, a associação dos moradores sugeriu ao Ippuj que fossem construídas três passarelas de travessia entre todas as partes do parque por causa do trânsito da região. A respeito disso, o arquiteto Vanio Lester Kuntze, diretor executivo, responsável pelo programa Linha Verde do Ippuj, afirmou que o projeto original do parque previa a construção de passarelas; no entanto, o alto custo da obra, por volta de
um milhão de reais, dificultou sua execução.
Ainda não conseguimos contato com a Conurb para saber se haverá alguma modificação de trânsito na região. Vânio chegou a comentar sobre uma campanha de segurança no trânsito para prevenir acidentes. Vamos averiguar!




Parte I do parque. Já tem gente aproveitando o espaço para caminhadas e descanso, na área de contemplação - à direita da imagem.


Espaço para exercícios.




Isabela Mayara de Borba
Patricia S. Gaglioti

0 comentários:

Postar um comentário