terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sonho reconstruído

     Maria Egínia Tomas, 63, viveu um pesadelo quando viu o teto da casa onde morava com a mãe, Antonieta Tomas, 81, desabar na tarde do dia 23 de junho. Hoje seu sonho foi reconstruído com a ajuda de voluntários da comunidade de Barra do Sul.     
     Segundo Maria Egínia, a casa estava em estado precário, as vigas haviam quebrado e, momentos antes do desabamento, os vizinhos avisaram das rachaduras nas paredes. Por volta das 14h daquele dia os bombeiros voluntários foram acionados. Mãe e filha tiveram assistência médica na Secretaria de Saúde da cidade. “Quando voltamos, a casa estava interditada”, conta Maria Egínia. A Defesa Civil esteve no local, mas não houve resposta do laudo.
     As duas idosas ficaram temporariamente em uma casa alugada pela igreja evangélica. Foi entrado em contato com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Barra do Sul, mas não houve resposta sobre a responsabilidade da moradia. O presidente da Câmara de vereadores iria assumir a dívida, porém, também não houve resposta.
     Foram quarenta dias para limpar o terreno e reconstruir a casa. “Ficou na nossa responsabilidade”, diz o pastor Waldemir de Souza Pereira, 56. Ele assumiu a obra e, com a ajuda de voluntários, foi aberta uma conta de doação para arrecadar material e levantar a casa.
     Dorneles Pereira, 55, e Adel Atanásio da Silva, 76, foram voluntários na obra. “Todos os dias, ficávamos das 7h30 da manhã até o meio dia, e voltávamos à tarde, desde as 13h30 até 18h00 da noite”, conta Dorneles.
     “Mão de obra não faltou, outros voluntários vieram ajudar, mas o Pastor Waldemir e os irmãos Dorneles e Adel vieram todos os dias”, comenta Maria Egínia.
     A parte da frente da casa havia desabado totalmente e teve de ser reconstruída. As paredes da parte de trás que haviam permanecido em pé, foram arrumadas e as vigas, reforçadas. “Agora a casa não cai”, comenta Adel, rindo.




Textos e fotos por: Andriele Pereira

2 comentários:

Anônimo disse...

Ooooh Jogo virouuu ooooohhhhh a casa ... Não caiu :D

Anônimo disse...

Ia ser bom se exemplos assim fossem mais comuns e se as próprias pessoas aceitassem a ajuda de terceiros que não pertencessem exclusivamente a uma ordem especifica ou credo ^^

Postar um comentário