sábado, 20 de agosto de 2011

Contação de histórias na Biblioteca Pública de Joinville


Neste sábado aconteceu a XIII Mostra de Contação de histórias, no setor infanto juvenil da Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin com a presença e participação dos alunos da E.M. Prof.ª Eladir Skibinski.

Com o objetivo de estimular a leitura, o local promove a mostra, onde uma ou mais escolas mostram seus trabalhos e atividades extracurriculares. Segundo a coordenadora da Biblioteca, Alcione Pauli, existe o projeto PROLER (Projeto Nacional de Incentivo a leitura), que acontece anualmente, com um grande número de apresentações. Por esse motivo é difícil acolher todos os alunos, dar a devida atenção. “Para isso  a biblioteca promove esse evento, conseguindo acolhe as crianças, desperta  a sensibilidade da leitura, e as transporta  para o universo dos livros”, afirma Alcione.

A mostra teve início com a professora Geane contando a história “A bela borboleta”, de Ziraldo. Logo após, os alunos do projeto Saber e Acontecer que envolve atividades de xadrez, canto, violão e artes, cantaram três músicas. O estímulo à poesia aconteceu com o projeto Ondas de Poesia, com as declamações . A professora Geane explicou que a poesia não é feita somente para ler, é preciso resgatar sua oralidade”.

A professora Eliana Aparecida, mostrou seu trabalho “Causos que avós contam” publicado no livro de Coletâneas Literárias. Ela contou sobre sua paixão pela leitura e vontade de escrever que aumentou assim que começou a trabalhar na Biblioteca. O livro está disponível para empréstimo no local e um exemplar foi sorteado.

Alcione lembra que  mostra é divulgada e qualquer escola interessada pode se inscrever para a contação. Em sábados alternados a contação é feita por pessoas da própria biblioteca. Segundo ela essa atividade é importante para as crianças terem um momento com a leitura, com o papel, criar laços afetivos, ter prazer pelos livros. “A leitura como um  autoconhecimento”, finaliza.

Projeto Saber e Acontecer





Texto e fotos: Mateus Pereira
A Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin fica na Rua Anita Garibaldi, 79.

2 comentários:

Mariana Amaral disse...

Criança que vive em biblioteca, é sinal de grande ser humano no amanhã!
Que lindo. *-*

Anônimo disse...

Obrigada Mateus por sua participação jornalística na Biblioteca Púbilca Prefeito Rolf Colin!
Seja sempre muito bem vindo ao mundo dos livros livres...
Contamos com você, sua "caneta", e sua lente fotográfica!
Abraços dos amigos da Biblioteca

Postar um comentário