domingo, 14 de agosto de 2011

Peça teatral chama a atenção em praça de Joinville














Uma estrutura de acrílico transparente com pessoas dentro. Eis o local e a plateia da peça "Espaço outro", da Acruel Companhia. Os atores estão espalhados pela Praça da Bandeira, numa tarde em Joinville. Uns imperceptíveis, outros juntos, vestidos da mesma cor. O cenário é o ambiente onde os cidadãos passam. A plateia dentro da caixa de acrílico desperta a curiosidade de quem está do lado de fora e ao mesmo tempo ouve uma narração pré-gravada, que indica onde se desenrolam as diversas histórias. São histórias de amor, brigas e despedidas capazes de chamar a atenção de qualquer pessoa que queira juntar-se a uma plateia em evidência.

 












































"Espaço outro" foi encenada no sábado, 13, com entrada gratuita. A atriz Ana Ferreira, 24 anos, argumenta que as pessoas querem se sentir parte integrante de uma expressão artística, daí a peculiaridade da exibição da plateia. "Tem mais gente indo para as aulas de teatro do que assistindo a peças teatrais", ela disse. A escolha em apresentar a peça na Praça da Bandeira é estratégica. A Companhia, vinda de Curitiba, escolhe praças públicas movimentadas para a encenação. Foram 12 atores espalhados pelo local, que recebeu mais de 25 pessoas apenas dentro da caixa de acrílico. Parte da plateia pôde acompanhar do lado de fora.

 
































A peça estreou em maio de 2010 em Curitiba e já foi apresentada em Florianópolis e em São Paulo. "Espaço outro" fez parte do Cena 8, a Mostra de Teatro de Joinville, organizada pela AJOTE (Associação Joinvilense de Teatro).
 
Rosa dos ventos indicou as cenas ao público


















Texto e fotos: Almério Francês Junior

0 comentários:

Postar um comentário