segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ensino de música nas escolas em Campo Alegre

Em agosto de 2008, o então presidente Lula assinou a lei que torna obrigatório o ensino de música em todas as escolas do Brasil, tanto públicas quanto particulares. Todos os estabelecimentos de ensino tiveram prazo de três anos para colocar a lei em prática. Segundo o texto da lei, o ensino de música nas escolas torna-se obrigatório, porém não exclusivo.
Na rede municipal de ensino de Campo Alegre, a música passou a ser trabalhada dentro da disciplina de artes desde o início do ano. “Acrescentamos uma aula de artes no horário da semana”, relata Ângela Hübner, secretária municipal de educação. Segundo ela, não houve contratações de professores de música porque os próprios professores de artes podem lecionar. “O objetivo não é ensinar algum instrumento musical, mas sim despertar a musicalidade nas crianças”, esclarece.
A professora Jaqueline Tabert leciona a disciplina de artes para turmas do pré ao 5º ano, em duas escolas municipais de Campo Alegre. Conta privilegiar as cantigas de roda nas aulas de música. “Também confeccionamos instrumentos como tambor e chocalho em material reciclável com os alunos”, explica. Segundo ela, o ensino é pensado de acordo com a idade da criança. “Não dá pra pensar em termos culturais, porque no centro da cidade não existe uma etnia predominante”.
Para a professora de música Marília Scheffer, a aula de música de qualidade depende de um bom método. As aulas devem estar apoiadas em três pilares: improvisação, composição e interpretação. “Há preconceito em relação à composição e à improvisação mais pelo medo de errar que por outro motivo. Infelizmente”, conta a professora, que dá aulas de música há dez anos. Diz haver possibilidade de aliar a música ao ensino de outras disciplinas, mas deve ser preferencialmente particular. Segundo ela, a musicalização inicia ainda na barriga da mãe, portanto não há problema em trabalhar música com crianças. “A partir do 7º mês de gestação o bebê já ouve sons. A mãe é a primeira a trabalhar a música na criança”. Segundo ela, a música resgata o que há de melhor no ser humano. “Temos que deixar de olhar o ser humano como uma máquina de trabalhar e voltar para a essência, para as particularidades, pois é isso que nos torna tão belos”, finaliza.

Por Sabrina Idalêncio

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