sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O MAJ e duas novas exposições


O Museu de Arte de Joinville (MAJ) foi inaugurado em 03 de setembro de 1976 e possui um acervo próprio de artes plásticas que totalizam 665 obras. A casa que serve hoje como museu é datado de 1854 e foi construída para o então prefeito Ottokar Dörfell. 





Atualmente estão no museu duas exposições que podem ser visitadas até o dia 21 de setembro:


Memórias de um acervo: diálogo escultórico entre o metal e a pedra.

A exposição apresenta esculturas do acervo do MAJ em alumínio, ferro, latão e mármore, de artistas com representatividade nacional. E dá continuidade ao projeto “Memórias de um acervo, que evidencia o esforço da instituição em expor e valorizar seu acervo.

Memórias de um acervo: diálogo escultórico entre o metal e a pedra.
Luís Carlos Presente - Sem título

Johannes Waid - Sem título

Mário Avancini: caminho lapidado na pedra.
Esta exposição ocorre nas salas laterais do Espaço Ottokar Dörfell. O Museu de Arte de Joinville tem em seu acervo 124 esculturas do artista esculpidas em pedra ferro, mármore camboriu e mármore cristal, sendo 111 dessas peças doadas pela Cipla e tombadas pelo museu.

Mário Avancini – Poeta da Pedra
“Mário Avancini (1926/1992 – Natural de Rodeio/SC), um dos escultores mais vigorosos do país, é um personagem cujo fascínio repousa, antes de mais nada, no profundo laço entre a vida e a obra, entre a existência e as pedras. Poucos puderam saber como esses pólos amalgamaram-se – de maneira particularmente fértil – no decorrer de sessenta e seis anos.” Fábio Brüggeman 



O MAJ fica na Rua XV de novembro, 1,400.  Com horário de visitação de 3ª a 6ª feira, das 9h às 17 h. Em sábados, domingos e feriados das 11h às 17h. A entrada é gratuita. 

Por Pamela Caitano. 


3 comentários:

Anônimo disse...

Esse museu é muito massa...

Mateus Formigari disse...

Legal, Pamela. As fotos ficaram muito boas. Acredite se quiser, eu não conhecia esse museu. Quer dizer, acho que não. Se eu conhecia, esqueci. Parabéns

James Klaus disse...

Parabéns, o museu é lindo e você conseguiu passar isso!

Postar um comentário