quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os benefícios da equoterapia

       Historicamente, crianças e animais sempre tiveram uma relação muito harmônica, com dedicação de carinho, atenção e principalmente confiança entre si. Os bichos de estimação fazem parte da infância da grande maioria de nós, mas o que poucos sabem, é que o contato com os animais é considerado terapêutico por muitos psicólogos.
       Sabendo disso, em meados dos anos 90 começaram a surgir vários espaços para a Equoterapia no Brasil.

       A Equoterapia é uma técnica aplicada no desenvolvimento de pessoas deficientes e/ou com necessidades especiais. O programa consiste no contato da pessoa – normalmente criança – com os cavalos.
       Segundo os especialistas, o cavalo é o animal ideal para o desenvolvimento da coordenação motora porque se movimenta em forma tridimensional (move-se para cima, baixo, trás, frente e para os lados), explorando reações da mente e do corpo da criança.



       Luiz Henrique, de 10 anos, pratica a equoterapia há 1 ano. O garoto sofreu paralisia cerebral por conta de uma negligência médica no momento do parto. Todas as terças, a mãe Renata Varaschin o leva para a “Chaleira Preta”, um espaço próprio pra equoterapia na zona norte de Joinville.


       Segundo os profissionais que comandam o procedimento terapêutico, a criança desenvolve tanto a parte motora, estimulando o cérebro, quanto à física, já que o animal faz com que a criança tenha que movimentar todos os músculos do corpo.
       Como cada criança possui características individuais, apresentando diferentes deficiências e limitações, os exercícios também são individualizados. Cada “paciente” tem um programa de acordo com o nível de desenvolvimento necessário.


       Gustavo, 7 anos, também freqüenta o mesmo espaço que Luiz. O menino perdeu metade das atividades cerebrais após sofrer seguidas convulsões, ainda aos 9 meses de idade. Com brincadeiras didáticas e exercícios estimulantes, o garoto adora o contato com o cavalo e só aceita descer do animal depois de muita insistência dos instrutores.


Se você quiser conhecer mais sobre a equoterapia e seus benefícios, faça uma visita ao “Chaleira Preta”, na Av. Santos Dumont, 8250, bairro Aventureiro. Ou se preferir o contato por telefone, tire suas dúvidas através do número: (47) 3467-0614.
Agradecimentos: Associação Comunitária Chaleira Preta – Equoterapia

Por: João Roberto de Lima
Silvana Müller







4 comentários:

renata disse...

É muito importante para as crianças com necessidades especiais este estímulo, sendo que esteja dentro da necessidade dela, o Luiz mesmo hoje tem muito mais contato com animais e aceitação que antes... pois tinha medo... parabéns pela matéria João e Silvana.

Anônimo disse...

PARABÉNS MESMO, AS FOTOS FICARAM INCRIVEIS E O TEXTO TAMBÉM...BJUS

Deinha disse...

muitoooooooooooooooo massa!

DÉBORA disse...

OLÁ,
GOSTARIA DE SABER SE VOCÊS TAMBÉM DISPONIBILIZAM PARA ADULTO A EQUOTERAPIA,
OBRIGADA

Postar um comentário